«

»

O que vai acontecer à Terramédia?

Opa, antes de mais nada, vamos esclarecer: não estamos falando da fabulosa terra mítica povoada por elfos e anões de Tolkien, mas sim de uma das mais antigas e tradicionais lojas de produtos colecionáveis de São Paulo, a Terramédia, loja pertencente à Devir Editora, localizada na Rua Teodureto Souto #630.

TM Logo

Uma semana atrás, numa das minhas vistas regulares à loja, fiquei sabendo por meio de boatos que a loja iria fechar. Me foi relatado pelos funcionários do balcão que a data era incerta, mas estava marcada ainda para o mês de dezembro de 2013. Segundo os funcionários, embora não houvesse ainda sido oficializado, a loja fecharia porque a Wizards of The Coast, proprietária do card game Magic The Gathering, havia decidido que suas distribuidoras internacionais do jogo (no Brasil, a Devir Editora) não poderiam comercializar mais os decks e boosters diretamente ao consumidor, acumulando as funções de distribuidor para outros lojistas e vendedor ao consumidor final.

Essa decisão teria um impacto imenso na renda da loja, uma vez que Magic The Gathering é o produto mais vendido lá. Pessoas vem do país inteiro até São Paulo não apenas para comprar as cartas mágicas em grande quantidade mas também para participar dos campeonatos realizados no grande espaço disponibilizado pela loja praticamente todos os fins de semana do ano. Falando de maneira capitalista, se algo não dá renda, não pode se sustentar.

TM estantes

Mas fiquei me perguntando: e as outras pessoas que vão lá por outros interesses que não Magic? Os colecionadores de HQs, jogadores de RPG, board games e etc?

Como frequentador regular e mais, como um ex-funcionário (trabalhei lá no balcão por 2 anos. EU VI O OUTRO LADO), seria realmente muito triste ver a loja fechar e seria mais um baque a aumentar a escassez de comic shops e espaços “nerds” no Brasil.

Até que ontem, por meio de sua página do Facebook, a direção da loja lançou um comunicado oficial:

Nota sobre a Loja Terramédia.

Vamos começar com o mais importante:

A Terramédia vai se transformar, mas NÃO deixará de existir.

Nós temos a felicidade de fazer parte de um negócio atípico que gera paixão.

Nossos clientes são fãs, muitos dos quais, vêm demonstrando incansavelmente seu amor por nossos produtos há mais de 25 anos. Esse é um tipo de carinho que prezamos muito e faremos o possível para manter pelos próximos 100 anos. Então, esse NÃO é o fim do nosso ponto de encontro, estamos apenas nos adaptando a um novo cenário que se apresenta.

Que cenário é esse?

A partir de 1º de janeiro de 2014, acatando a um pedido feito pela Wizards of the Coast, a TODOS os seus distribuidores oficiais, em todo o mundo, a Loja Terramédia, por ser um estabelecimento coligado ao grupo Devir, não irá mais comercializar MAGIC diretamente ao consumidor final.

Ressaltamos que essa nova política aplica-se SOMENTE ao Magic, NÃO HAVENDO, naturalmente, NENHUM TIPO DE RESTRIÇÃO À VENDA DE OUTROS PRODUTOS da própria Devir ou de seus parceiros.

Certamente que a ausência da receita mais importante do nosso mix de produtos hoje, exige mudanças. Mudanças que encaramos como oportunidades para novas ideias e caminhos.

Enquanto definimos, no decorrer das próximas semanas, como exatamente se dará essa reformulação, mesmo que provisória, a loja CONTINUARÁ funcionando, comercializando todos os seus produtos com exceção do Magic.

Isto é o que temos de concreto no momento, assim que tivermos qualquer novidade manteremos todos informados.

Atenciosamente,
Diretoria

Aparentemente, a loja não vai fechar as portas como foi divulgado, mas sofrerá uma reformulação. Mas que tipo de reformulação poderá salvar a receita do empreendimento? Isso não foi divulgado ainda. Só posso esperar algo radical e agressivo, um modelo capaz de tornar o lugar popular novamente. E fico na torcida.

Sobre o autor

Matheus Vale

Matheus Vale, o "HQ-Man", é quadrinhologista, arqueocomicólogo e teórico da Nona Arte, e dedica um tempo absurdo com essas bobagens, porque ama todos esses universos.

1 comentário

  1. Raul

    Cara, sou de outra cidade e compro minhas hqs sempre pelo site deles, se fechar vai ser foda mesmo, ainda bem que não é isso que vai acontecer, e tomara que não venha a acontecer em outra ocasião.
    E poxa, tu anda sumido hein HQ-Man, saudades de seus videos sobre as hqs, ://

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *