«

»

SuperColecionador – Como guardar e conservar suas HQs

Em todo o meu tempo de leitor de histórias em quadrinhos, sempre me peguei pensando em como guardar e conservar esses objetos que são, para mim, nada menos que obras de arte, portanto, pensando num futuro no qual eu um dia possa passar todos eles adiante para meus filhos e netos, resolvi escrever uma série de artigos sobre como guardar, conservar e manter propriamente uma coleção de HQs. Percebam que a maioria das dicas das quais falarei são coisas que aprendi ao longo dos anos, através de tentativa e erro, e podem não servir para todo mundo. Mas eu espero acrescentar alguma coisa para você, cidadão colecionador cuidadoso e paranoico como eu, que nem suporta ver ninguém dobrando suas HQs encostando capa com capa.


Antes de Mais Nada…

É necessário relembrar, ou reconhecer, alguns tipos de encadernações mais comuns utilizadas no Brasil. Saber esses detalhes é crucial para decidir qual é a melhor forma para guardar determinadas edições.

  • "Canoa" – "Canoa" é como se chama a encadernação cuja lombada é grampeada ou costurada onde o papel se dobra, formando um único caderno. É a encadernação mais comum para histórias em quadrinhos.
  • Brochura – Quando alguém mencionada  "edição encadernada" ou simplesmente "encadernado", invarialmente a pessoa está se referindo a uma brochura, que é feita colando-se dois ou mais cadernos de lombada costurada numa capa (essa seria a brochura de luxo), ou simplesmente colando-se uma das laterais das páginas enfileiradas.  

Onde guardar

Você é um moleque e gosta de histórias em quadrinhos, e se afeiçoa a um personagem ou publicação em particular. Você tem condições de comprar todo mês, e começa a acompanhar as façanhas de personagem X na revista Y. Você resolve guardar com carinho aquelas revistas, primeiro numa gaveta, depois num armário. O tempo passa e sua coleção vai aumentando, até chegar num determinado ponto no qual você tem tantos quadrinhos que nenhuma gaveta mais pode suportar, seus armários estão abarrotados e as pilhas de revistas estão tão pesadas que tentar pegar a primeira, a que fica mais embaixo, torna-se halterofilismo (o único que você deve praticar, seu gordo nerd!). O que fazer?

Estante, Armário ou Caixa?

Antes de tomar essa decisão, algumas coisas que você precisa saber: Os maiores inimigos da sua coleção de quadrinhos são a umidade, o Sol e os insetos, principalmente os insetos que usam papel para criar ninhos, como baratas, cupins e formigas. A melhor forma de evitar a umidade é manter suas revistas em estantes, e insetos geralmente não se aproximam com essa vigilância constante. No entanto, garanta que nenhum raio de Sol incida diretamente sobre estas estantes. O Sol "queima" os pigmentos da impressão de livros e revistas, e em pouco tempo você terá em mão uma pilha de papel empalidecido, com as cores enfraquecidas ou simplesmente brancas.

Outro problema das estantes é que, embora excelentes para manter em exibição todas as suas edições em brochuras, elas não são tão adequadas para as edições em "canoa", notoriamente difíceis de manter em pé e com uma tendência a pegar poeira.

No armário, as revistas ficam mais bem protegidas do Sol e da poeira, mas nem tanto dos insetos e umidade. Se guardar sua coleção no armário, nunca se esqueça de manter perto delas um desumidificador de ar (pode ser descartável ou elétrico) e sachês de naftalinas para manter os insetos longe. As desvantagens são que suas revistas vão estar sempre cheirando a naftalina e se sua coleção crescer muito rápido, você precisará encontrar outro lugar para colocar suas revistas. Ou suas roupas. Quem precisa de roupas afinal?

Descobri cedo que caixas são a melhor opção. Elas mantêm as revistas longe do Sol, são relativamente secas (embora você ainda deva usar um desumidificador descartável se morar num lugar realmente muito, muito úmido, como a região amazônica ou um porão) e servem de barreira para os insetos. São modulares e fáceis de empilhar e carregar (embora, as vezes, pesadas, mas não complicadas). No meu caso, a maior parte da minha coleção fica em caixas, incluindo "canoas" e brochuras simples, deixando somente as brochuras de luxo em exibição nas estantes (longe do Sol).


Caixas

 

 

Existem muitos tipos de caixas por aí. A primeira caixa onde guardei minha coleção nascente era uma mera caixa de sapatos! Mas se você leva a sério sua coleção, você precisa saber escolher suas caixas.

 

 


Empilhando ou Enfileirando?

Como mencionei anteriormente, enfileirar revistas numa estante só dá certo mesmo com brochuras. Enfileirar "canoas" traz uma série de complicações: elas não ficam em pé direito e por isso, acabam ficando com as páginas empenadas; retirar e recolocar na estante nessa posição força os grampos e rasga a capa; Os grampos mais antigos e mais suscetíveis a umidade enferrujam mais rápido; e colocar todas com a "dobra" para fora as deixa desniveladas na estante, e você acaba perdendo espaço.

A única exceção é se enfileira-las dentro de uma LongBox, e mesmo assim quando esta já estiver quase cheia.

Portanto, deixe suas brochuras na estante e empilhe suas "Canoas" da maneira correta, que é alternando o lado das "dobras", da seguinte forma:


Ensacar ou não ensacar?


 

Particularmente, ensacar TODAS as suas revistas individualmente é uma frescura do caralho! Se ainda assim você sentir a necessidade de proteger ainda mais sua coleção, procure adquirir sacos plásticos com Ph neutro (Acid Free) os quais você pode encontrar nas comic shops especializadas de São Paulo (e dá para comprar via internet). Ou use ZipLocs, que podem ser encontrados em qualquer supermercado.

No meu caso, uso os sacos mais por uma questão de organização, reunindo, quando posso, todos os números de uma minissérie em uma única embalagem. Somente números raros e/ou que necessitem de extremo cuidado por já estarem meio danificados recebem uma embalagem só para ele.

 


Espero que vocês tenham gostado das dicas e comecem a colocá-las em prática. Lembrem, estamos próximos de um tempo no qual revistas impressas em papel se tornaram raridade, graças ao advento do formato digital e a preocupação com a devastação da natureza para produzir papel para entretenimento. Proteja sua coleção, conserve-a bem, mostre-a para seus netos quando eles tiverem a idade certa.

E quem sabe um dia, elas possam valer muito dinheiro também!

Até o próximo SuperColecionador!

 

Sobre o autor

Matheus Vale

Matheus Vale, o "HQ-Man", é quadrinhologista, arqueocomicólogo e teórico da Nona Arte, e dedica um tempo absurdo com essas bobagens, porque ama todos esses universos.

148 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Eduardo rurounikz

    Wooooow, dude ! O_O
    Preciso urgentemente fazer isso com minha coleção…
    Ótimo post, com MUITA informação e duca ter o vídeo ensinando.
    Dica: seja mais conciso. Posts muito grandes podem não ser lidos por serem… muito grandes ! ;-D
    No mais, site fodabagarai. Parabéns !
    Há braços !

    1. Matheus Vale

      É, eu imaginei que estava ficando gigante, os próximos dessa série eu vou quebrar em artigos menores. Valeu pela força, mano!

  2. Nane Ulsan

    Adorei a definição: quadrinhologista, arqueocomicólogo e mangaólogo! 
    Já pode ter um pergunta HQ_Man responde?
     

    1. Matheus Vale

      Sim, pode perguntar o que quiser! 😀

      1. Matheus

        to colocando minhas mensais (canoa) num box, mas elas estão na vertical. corre o risco de empenar se houver um minímo de folga (não nulo). se sim, o que eu faço então pra ficar bonito na minha estante?

        1. Matheus Vale

          Se tiver muita folga, a revista pode empenar um pouco pq canoas não se sustentam em pé sozinhas. Você pode colocar um porta-livro simples, pequeno, dentro da caixa para ajudar a manter tudo em ordem até ela ficar mais cheia e não precisar mais dele. Eu uso deste tipo: http://www.kalunga.com.br/prod/suporte-p-livros-cds-e-dvds-bibliocanto-preto-291-acrimet/766539?menuID=33&WT.svl=1

  3. David Nery

    Cara, parabéns pelo blog e, principalmente, pelo post!

    Nada como dicas de alguém experiente no assunto!

    Sucesso pra você, meu camarada!

    1. Matheus Vale

      Valeu, meu chapa! Que bom que curtiu!

  4. Vinny Cordeiro

    Eu lembro de termos conversado sobre este assunto no Twitter, nós dois mais a Laura Buu (começou com conservação de livros mas acabou chegando nos quadrinhos).
    Ótimo post, apenas um pequeno acréscimo: para fechar os sacos plásticos, usa-se fita adesiva "mágica" (como esta daqui), já que ela não adere fortemente ao saco plástico, mas o suficiente para mantê-lo fechado. Em tempo: você poderia ter linkado alguma loja online que venda estes sacos plásticos, preciso comprar muitos deles. 😛

    1. Matheus Vale

      Eu poderia, mas eu estou sem jabá e tals… é, eu sou um mercenário FDP. 😀
      Mas você pode tentar a http://www.comix.com.br

  5. William_8

    Excelente post, brotha!

  6. samuel

    Excelente post!!!
     
    em tempo: vc usa plástico nas versões brochura e encadernadas? já vi um pessoal que usa, e como guardo em estante, fiquei na dúvida!!!
    vlw!

    1. Matheus Vale

      Valeu.
      Geralmente não uso saco em brochuras, salvo se o volume já estiver danificado e precise de proteção extra, por exemplo, com páginas soltas sem condição de colar de volta.

  7. mama

    muito bom , procure ser mais conciso .adorei as caixas . parabens pelo blog . demorou mas, saiu 

  8. mama

    vc. é um verdadeiro colecionador, adorei o dinossauro lendo homem aranha.vá em frente.mama

  9. archribeiro

    realmente o enfileiramento tem que ser bem feito, como eu não tenho espaço suficiente pra tanta hq eu enfileirei no armário e coloquei plástico pra pelo menos proteger um pouco.

  10. Rômulo Tabox

     
    Matheus ótimo post! Tenho que reorganizar toda minha coleção (mesmo que parada) para concerva-la bem. Obrigado mesmo. 
    PS achou que vou um antes e um depois. 🙂

  11. Nane Ulsan

    HQ_Man, o que você acha desse modelo de caixa em polionda?
    http://www.kalunga.com.br/prod/caixa-organizadora-em-polionda-40x30x22-ezbox-branco-polionda/784523?menuID=33&WT.svl=19
    Você recomenda a caixa de papelão para mudanças?
    Abraços

    1. Matheus Vale

      Não tem tanto problema a não ser um: Esse tipo de plástico não “respira” tão bem quanto o papelão e acumula mais umidade. E sim, para mudanças é melhor caixa de papelão, principalmente as que você puder conseguir de graça. ‘-)

      1. AGT

        hmm achei que caixas de plástico isolavam melhor da umidade… não faz muito tempo coloquei boa parte das HQs nelas para proteger pois as antigas mesmo ficavam em caixa de sapato (papelão) e estão cheias de mofos. Aliás alguém sabe se é possível remover o mofo das HQs ?

      2. Ana Paula

        Eu sei como é melhor quando se consegue as caixas de graça…
        Todas as caixas que vem papel pras impressoras do escritório em que trabalho levo pra casa, aguentam muito bem o peso dos quadrinhos ( o que é obvio porque foram feitas pra guardar papel né), na locadora de filmes perto de casa pego os cartazes de filmes ruins que eles não fazem divulgação e foro as caixas com o lado branco. Esse papel dos cartazes são meio plastificados então não vai ficando tudo sujo com a poeira, mas deixar o papelão da caixa “respirar” sem problemas.

  12. Matheus Faria

    Comecei minha coleção recentemente e gostaria de saber se enquanto eu não compro uma caixa, guardar numa pasta com plásticos vale a pena?

    1. Matheus Vale

      Se você quer dizer numa pasta tipo fichário, sim, não tem problema nenhum. O único detalhe q você deve olhar é, se você pretende deixar sua coleção nessa pasta muito tempo (mais de um ano), os plásticos precisam ter PH neutro (na embalagem está escrito). Mas geralmente esses plásticos já são neutros, então eu não me preocuparia demais com isso.

  13. Dheyrdre

    Boa noite, gostei muito da sua matéria e gostaria de saber se vc me recomenda o plástico Mylar?
    Guardo minhas hqs nesse tipo de plástico. Tenho outras 2 perguntas quando eu "ensaco" minhas hqs eu uso a fita mágica para meio que dar uma lacrada na hq quando o plástico sobra, isso é recomendado? A última é estou pensando em comprar um armário de aço, mas com portas (para não dar muita poeira), o que vc acha?
    Me desculpe pela avalanche de perguntas, mas sou colecionadora e quero presevar meus "bens" =D
    Desde já agradeço

    1. Matheus Vale

      Olá, que bom que gostou! 🙂
      Em relação ao plástico, qualquer plástico com PH neutro é bom para ser usado a longo prazo. Eu não encontrei nenhuma informação sobre o PH do Mylar e eu mesmo nunca usei, mas se ele tiver essa condição não tem problema.
      Também não tem problema em “lacrar” a HQ do jeito que vc mencionou a não ser o trabalho maior que vai dar em retirar/recolocar a HQ quando vc for lê-la (acho eu).
      Também não vejo problemas com os armários de aço, mas a longo prazo eles podem enferrujar e precisarão ser repintados, mas isso leva anos.

  14. Dheyrdre

    Puxa, muito obrigada mesmo =]
    Então parece que não estou fazendo nada de errado.
    Dizem que o Mylar é o melhor por isso eu compro. Esteticamente falando ele é mais bonito por ser brilhoso e rigido. O que eu uso são os de 2 milímetros, mas tem também os de 4 milímetros.
    Ps: eu ensaco todas minhas hqs individualmente, vc me acha fresca para caralho?
    =P
    hahahahahaha

  15. Manowerik

    Olá!

      Gostaria de saber se vocês conhecem algum local de São Paulo onde eu possa comprar aqueles "Protetores de HQ (formato americano)"?

      Gostaria, se possível, que me indicassem alguém que os produza e venda em grandes quantidades, pois necessito conservar minha coleção que já está grande!

      Andei comprando alguns pela Comix Book Shop, mas tem ficado muito oneroso pra mim continuar pagando pelo cento de protetores devido à quantidade.

      Agradeço pela atenção e ajuda!
     

    1. Matheus Vale

      Olá. A outra livraria q eu conheço que vende esses plásticos semelhantes à Comix é a Rika: http://www.rika.com.br

  16. Calleb

    Uma ótima forma de organizar os quadrinhos numa estante e em caixas foi uma ideia do Erick. Dá uma olhada: http://comicboxhqs.com.br/

    1. Matheus Vale

      Conheço o trabalho do Erick e acho uma boa para quem tem a disposição de manter o custo. Eu prefiro caixas que demoram mais para encher.

  17. Mario Henrique

    Olá sou novo no blog e já gostei muito desse post,queria saber se caixa em polionda éboa para guardar os quadrinhos e se é melhor deixar com a tampa fechada  ou sem a tampa

    1. Matheus Vale

      Sim, caixas polionda de plástico são uma boa opção, mas costumam ser caras, e achar do formato certo é meio complicado. E se você pretende empilhar as caixas, sempre faça isso com tampa. 😀

  18. Mario Henrique

    E caixas de plástico Santana? é bom deixar de tampa fechada?

    1. Matheus Vale

      Não conheço essas caixas por este nome, vc poderia me mostrar?

  19. Raony

    Seria bacana um artigo sobre o que vale apena guardar e por onde iniciar a coleção.
    Valeu e tava fazendo falta um site como esse.

  20. Lucas

    Ola, descobri esse eu site recentimente, e via o Jovem Nerd, e confesso que gostei bastante, e já vi a grande maioria dos seus posts, enfim, gostaria de dar meus parabéns pelo site.
    E também fazer uma pergunta, compro quadrinhos a algum tempo, mas não colecionava freneticamente, comcei a comprar todo mês quando a Panini surgiu com a Vertigo de forma decente, e agora os Novos 52, as outras hqs que tenho são só brochuras de histórias que acho boas, e de sagas, e no total minha coleção não passa de 200 hqs atualmente, acho que são respectivamente poucas, e eu como não posso ficar gastando muito com os cuidados, porém tenho muito cuidado, guardo minhas hqs no Guarda Roupas, numa parte com espaço suficiente, e protejo elas com sacos plasticos de roupa, onde uma parente minha é dona, e pego esses sacos plásticos para guardar as revistas, então eu gostaria de saber se isso é o suficiente ou não é de maneira nenhuma, rsr. Grato e peço perdão pelo tamanho do comentário.

    1. Matheus Vale

      Oi Lucas, muito obrigado pela apreciação! 😀

      Bom, já que você aparentemente não tem problema com o espaço disponível para guardar suas HQs, que ficam num local adequado longe da luz direta do sol (uma grande vantagem) e também já tem como protegê-las de outros tipos de danos usando plástico, a única coisa realmente com a qual você deveria é o possível contato das suas revistas com umidade, mas isso depende muito. Se vc mora numa região com alta umidade relativa do ar (Região Norte, por exemplo) ou se seu quarto é mal iluminado pelo sol, ou se a parede onde seu armário fica encostado é uma parede de canos, pode ser q a umidade venha a prejudicar suas revistas mas o risco é sempre baixo quando elas estão embrulhadas em plástico, então eu não me preocuparia tanto assim.

      Valeu pela visita, um abraço!

  21. Eduardo

    Boa tarde, amigo, conheci seu blog agora, e tenho uma dúvida. Bom, tenho uma boa coleção, mas há apenas alguns dias comecei a ensacá-las (individualmente) e eu soube por um amigo que deve-se, após ensacá-las, pôr um peso em cima e deixar por dois dias, para que todo o ar seja retirado. Acontece, que não estou conseguindo retirar o ar, e elas estão, digamos assim, bem cheias, bem espaçosas. Pergunto: esse ar, que fica dentro do saco, pode prejudicar a revista?

    1. Matheus Vale

      Se suas revistas estiverem bem protegidas da luz do sol, da umidade e dos insetos, você sequer precisa ensacá-las individualmente. Eu, por exemplo, não coloco elas em sacos, só dentro das caixas mesmo. Mas é legal ensacar, e eu não tenho nenhum recomendação contra se você quiser investir nisso.

      Agora, eu acho um exagero selar as revitas a vácuo, como seu amigo recomendou. Ar normal, sem contaminação, não faz mais mal para as revistas do que faz para você. Guardar as revistas desse jeito, só mesmo se você quer preservá-las para seus netos e bisnetos e não pretende lê-las muito, porque toda vez que você as tirar do saco você terá que repetir o processo.

      1. Riki

        “Ar normal, sem contaminação, não faz mais mal para as revistas do que faz para você”. Caramba, essa bateu até na alma hahahaha
        Matheus, essa caixas em polionda parecem ser legais, por causa daquele buraco lateral, assim entra um ar, mas eu gostaria de saber qual o nome dessas caixas que vc está usando, pois já tinha visto elas em tutoriais americanos, mas não consigo descobrir o nome, então, nem sei como pesquisar no google. Muito legal manter a padronização das caixas, e essas são perfeitas pra mim.
        Uma coisa interessante de guardar quadrinhos em caixas é que também é muito mais fácil na hora de uma eventual mudança de residência ou uma simples troca de local.

        1. Matheus Vale

          Oi Riki. Obrigado pela apreciação.
          As caixas usadas pelos americanos para guardar HQs tipicamente se chamam “longbox” (plural “longboxes”) e são bem raras de se achar aqui, mas existem similares de tamanho parecido, mas ninguém nunca as conhece por esse nome. Geralmente são chamadas “caixas de arquivo suspenso”.

          Em alguns sites importados, inclusive na Amazon gringa, você acha longboxes facilmente, basta colocar no search. Eles vendem em fardos de 10 ou mais, desmontadas. pena que o dólar esta um abuso atualmente.

  22. candeeiro-man

    legal mesmo

  23. Jeferson

    Rapaz, resolvi começar agora minha coleção com Os Novos 52 e tá difícil achar uma caixa a contento. Fui numa loja e pedi um orçamento de uma caixa com papelão bem grosso, não lembro os mm, porém é muito resistente, que fosse 35x53x20. Assim daria pra guardar 4 revistas numa única caixa.

    Os caras não fazem menos de 10 unidades e cobraram 40 reais por caixa. O senhor acha que esse preço está bom? Obrigado.

    1. Matheus Vale

      Só cabem 4, custa 40 realezas cada e vc tem que comprar por lote? É um assalto, isso sim.

      1. Jeferson

        Me expressei mal Matheus, cabem 4 HQs lado a lado. Ao todo, com 20cm de altura devem caber umas 60Hqs pra mais.

  24. Alexandre

    Antes de tudo quero deixar aqui meus parabéns não só pelo site e também pelo canal no youtube que está muito bom! Falando nisso verifiquei que você não esta enviando mais vídeos e isso é uma pena!! Então volte a enviar!!rsrsrs
    Referente a publicação acima fiquei com uma dúvida! No caso de prateleiras supensas em paredes de quarto, a hq estilo canoa ficaria ruim de se conservar ou não? e sim o pq.
    Obrigado e mais uma vez vc faz um bom trabalho!!

    1. Matheus Vale

      Obrigado, Alexandre!

      Eu não parei com os vídeos, eu só não estou com tempo de fazer nada durante a semana por causa do meu trabalho. Mas eles vão voltar, aguarde!

      Publicações do tipo canoa não ficam em pé de forma apropriada e tendem a “escorregar” pelo lado que não é grampeado, simplesmente porque a pequena quantidade de páginas não sustentam seu próprio peso. Se ficam muito tempo em qualquer possição assim, elas ficam empenadas. A melhor forma de guardar esse tipo de HQ é mesmo empilhanado, ou em pé na caixas quando houver quantidade suficiente para elas sustentarem umas as outras sem “escorregar”.

      1. Alexandre

        Obrigado Metheus. Então para fibnalizar eu devo comprar qual caixa? A Long Box ou outra? E onde eu encontro elas?
        obrigado.

        1. Matheus Vale

          Dificilmente você vai achar Longboxes no Brasil. Vá na alternativa. Lojas de construção, decoração e/ou escritório.

  25. Guilherme

    Olá, parabens pelo site o post realmente ajudou.
    Mas eu gostaria de perguntar duas coisas, qual é o nome daquela caixa alternativa?
    E alem dos ziplocks quais sao os sacos melhores e mais fáceis de achar para usar para embalar minha coleção?
    Obs: eu moro em uma cidade do interior entao fica dificil encontrar determinados produtos.
    OBRIGADO!!

    1. Matheus Vale

      Valeu, Guilherme.

      A caixa é a OFFICE KRAFT 04330 e quem fabrica é uma empresa chamada BOXGRAPHIA. E fora os ziplocs, os melhores sacs são mesmos os próprios para quadrinhos, que vc encontra nas comicshops Comix e a Rika.

  26. AGT

    Esqueci de mencionar no post que fiz em cima de sua resposta e não poderia deixar passar, não vai te enriquecer em $ mas… Parabéns pelo Blog, muito bom mesmo.

    1. Matheus Vale

      Obrigado! 🙂

  27. José Braga

    Olá, Matheus. Conheci seu site – excelente, por sinal – durante uma pesquisa para saber se valeria a pena ou não fabricar caixas para guardar gibis. Não só eu, mas tenho certeza que inúmeros colecionadores passaram ou passarão pelas mesmas experiências que você descreveu. Para guardar meus quinze mil quadrinhos, estou montando artesanalmente caixas sob medida para formato americano e formatinho, e estou ficando satisfeito com o resultado – dentro de caixa, em pé, dentro de saco plástico fechado com durex ou fita mágica (aquela da 3M cola e descola com facilidade, não estragando o saco plástico). Para diminuir a quantidade de ar dentro do plástico, antes de fechá-lo com durex é só passar um pano macio – desses laranjas de tirar pó dos móveis – do fundo para a abertura do saco plástico, dobrar a sobra e colar o durex. Isso ajuda também a dar estrutura para uma revista com lombada canoa ficar em pé. Oops, me empolguei. Até a próxima.
    Abração

  28. Fernando

    Uma dúvida ,as vezes as revistas vem lacradas com plasticos ,e se eu quiser começar a montar uma coleção é melhor eu retirar destes sacos lacrados e colocar naqueles que podem ser abertos a qualquer momento? (pq eu não sei se por elas ficarem lacradas vai inteferir mais tarde na qualidade da revista.) 
    Desde já agradeço.

    1. Matheus Vale

      Eu provavelmente não falei isso antes pq eu achava que era tão óbvio que não precisaria explicar de jeito nenhum para ninguém, mas ter uma coleção de quadrinhos não é apenas comprar a revista e deixar ela guardada.

      De nada adianta comprar a graphic novel ou revista que você quer E NÃO LÊ-LA.

      É CLARO que vcs devem retirar do lacre para usufruir dela. E é claro que o plástico aberto para conservar DEVE ser aberto sempre que vc desejar ler de novo. A função das minhas dicas de conservação são para ajudar vocês a manter a publicação em boas condições ENTRE as leituras, não para impedir que vcs leiam suas histórias preferidas sempre que quiserem.

      Um abraço!

       

       

  29. Wladimir

    Olá. Gostei muito da matéria. Gostaria de saber que produtos podemos utilizar a fim de preservar as revistas. Já ouvi falar que em determinado tipo de papel pode-se usar cera incolor. Grato.

    1. Matheus Vale

      Eu prefiro não utilizar nehum aditivo que altere as características originais da publicação. Eu nunca vi ninguém usar esse processo diretamente no papel do miolo então não posso recomendá-lo.

      Até onde tenho conhecimento pelo tempo que trabalhei no IPHAN, o uso de cera incolor ou silicone é recomendado apenas para ser utilizado nas publicações com capas de couro, para as capas apenas.

  30. gilson

    Cara gostei, coloquei toda minha coleção de Tex em Plástico como vc disse, acho que ficou ótimo,valew pela dica !

  31. Raphael Herdy

    Ótimas dicas. Entretanto, me ocorreu uma dúvida. Pesquisando sobre armazenagem de livros, vi que a recomendação geral é deixá-los "respirar" e jamais colocá-los em sacos plásticos. Sempre guardei minhas HQ's em saquinhos pensando que as estava protegendo. Pergunto: qual a diferença entre um HQ e um livro com relação à armazenagem? Por que os livros não podem ficar em sacos e as HQ's sim?

    Grato!

    1. Matheus Vale

      A recomendação geral para conservação de HQs é guardá-las em sacos plásticos para protegê-las de proliferação de fungos, ataques de insetos e acúmulo de poeira. Isso ajuda a evitar principalmente que as revistas amarelem com o tempo, tratando-se daquelas impressas em papel de baixa qualidade feitos de polpa ácida (a norma para HQs) enquanto que a norma para livros é papel de alta qualidade de alta gramatura e polpa neutra. Obviamente, HQs também precisam “respirar” por isso é importante não lacrar definitivamente os sacos, apenas fechá-los de maneira que você possa abri-los de novo para manipular a revista. Os sacos SEMPRE devem ser de PH neutro (acid free). Se isso não for possível e os sacos não tiverem PH neutro (sacos de polipropileno, por exemplo) você terá que trocá-los mais ou menos a cada 5 anos.

      Eu não considero sacos obrigatórios, e boa parte da minha coleção não está ensacada. Mas se você puder, use-os.

      Abraços.

      1. Raphael Herdy

        Valeu Matheus! Se entendi bem, os saquinhos são recomendados para papéis de baixa qualidade não? Esse lance dos saquinhos terem que ser de pH neutro tb não sabia. Comprei os meus numa comic shop muitos anos atras e não tenho a menor ideia se são ou não. Acho mais prudente jogar tudo fora e comprar novos pra garantir.

        Abraço!

  32. larissa

    adorei tudo

    1. Matheus Vale

      Obrigado, Larissa. 🙂

  33. entura

    Prezado Amigo,
    Possuo coleção das revistas da Ebal, além da preservação física, pretendo passar para o meio digital. Tem como me orientar sobre a melhor maneira de digitalizá-las? Equipamentos, metodologias etc?
    Desde já fico grato, parabéns pelo site.
    Luiz.

    1. Matheus Vale

      Você precisaria ter um scanner profissional de preservação, semelhante aos usados em bibliotecas com acervo digital, mas essas máquinas são supercaras e não são muito disponíveis. Mas é melhor você se informar primeiro quanto a legislação, porque, até onde sei, a não ser que você tenha uma permissão especial do Governo para gerir bibliotecas ou permissão expressa e escrita dos proprietários dos direitos autorais da obra (se ela não for de domínio público), você não pode digitalizar 100% da obra nem para uso próprio. Mas eu não sou especialista nessa legislação.

      Boa sorte e abraços.

  34. Matheus

    Olá, bom estava procurando tutoriais de como cuidar de revistas, mas uma coisa que queria saber é como cuidar dos grampos das revistas, eles estão me dando uma baita dor de cabeça pois estão estragando todas minhas revistas, eu deixava elas dentro da gaveta de um criado mudo agora estou deixando em cima dele para ver se resolve um pouco e logo arrumarei uma caixa para guarda-las, você saberia me dizer o que causa isso e se tem uma solução para esse problema? Obrigado.

    1. Matheus Vale

      Imagino que seu problema com os grampos seja o mesmo de todo mundo: eles estão oxidando. Uma vez enferrujados, não há outra solução a não ser trocá-los. Existem grampos inoxidáveis a venda em lojas de material para escritório e isso deve vir escrito na caixa do produto. Para conservá-los ainda mais, mantenha as revistas em locais livres de umidade.

      Outra solução seria trocar os grampos por fios de nylon, mas é uma solução que eu particularmente nunca usei, pois requer muito trabalho e descaracteriza a revista.

  35. Daniel

    Cara… Perfeito. No meu caso eu tenho um problema com umidade excessiva. Meus quadrinhos e mangás começam a ficar “retorcidos”. Vlw pela dica. Primeira vez que visito o blog e adorei. Abração!!

  36. DIEGO

    Poxa, muito bacana. Mas preciso de link para compra de bags, e boards, para minhas hqs. Minha coleção são de comics antigas (silver and copper age) e todas importadas, ja vi em sites gringos, porem, gostaria de comprar de alguem aqui do Brasil, ja que o frete é muito alto para importar. Será que alguem, poderia me dar uma dica?

    Obrigado, Abraços

    1. Matheus Vale

      A rika.com.br venda sacos com preços e quantidades bem atrativos, mas boards são coisas que você não vai achar a venda no Brasil, só DIY.

  37. Augusto

    Bacana demais a sua proposta, cara. Saibas que ajudou muita gente como eu, a acomodar e conservar melhor sua coleção de revistas, peças de inestimável valor para cada um. Sucesso sempre pra você.

  38. Marcio junior

    Cara gostei muito do sou blog primeira vez que entro e ja gostei!!! ;;;;;;;;;;;;;vamos a pergunta

    Comecei agora minha coleção de HQs todas são do tipo canoa e eu coloco todas elas em uma caixa qualquer de papelão. Tem problema?
    Eu vi tbm numa reportagem na internet que não pode armazenar quadrinhos em sacos.E verdade?

    Como eu eu posso colocar meus quadrinhos em prateleiras???Coleciono Turma da Mônica e Disney

    Desculpa vir com um monte de perguntas mais ainda nao achei a resposta em nenhum site

    1. Matheus Vale

      Oi Marco, que bom que você gostou. Vamos às respostas:
      1- Não tem problema colocar sua coleção em caixas de papelão, mas você precisa tomar cuidados com alguns detalhes. O mais importante é manter as caixas longe de umidade, ou seja, nunca deixe elas molharem ou coloque em lugares com pouca ventilação. Também sempre confira se não há insetos por perto, principalmente baratas e formigas.

      2- Isso depende. Não tem problema guardar as HQs em sacos, mas esses sacos precisam ser de plástico com PH neutro (sem acidez). No Brasil, isso é bastante difícil de determinar pois essa informação não fica disponível nas embalagens. Na dúvida, use sacos tipo ziploc ou compre em locais especializados (Rika ou Comix)

      3- Você só deve colocar canoas em prateleiras, é pé, se você tiver meios para segurá-las firmemente nessa posição, ou elas vão empenar. Procure por anteparos para livros como esse http://img.kalunga.com.br/FotosdeProdutos/766545.jpg em lojas de materiais para escritório, ou deixe-as deitadas como eu expliquei neste post: http://quadrinhossauro.com/?p=387

      Um abraço.

  39. Marilene Carvalho

    olá Matheus!!
    Estou montando uma biblioteca comunitária somente de revistas em quadrinhos você tem alguma dica para me dar sobre a conservação e manuseio das revistas, como de qual forma é menos prejudicial para a revistas na hora de etiquetá-las para catalogar, que tipo de adesivo devo usar !!! Um abraço!!

    1. Matheus Vale

      Pergunta difícil, Marilene, uma vez que minha vida toda eu tentei evitar qualquer contato da minha coleção com adesivos indesejados, uma vez que eles descaracterizam os gibis e uma vez colados, são um inferno para retirar. Na minha opinião, nenhum tipo de adesivo deveria ser colado diretamente em nenhuma revista em quadrinho. Mas esta é a opinião de um colecionador particular, não de bibliotecário, e este seria um profissional mais adequado para aconselhar sobre este assunto. Admito, catalogação formal de bibliotecas e arquivologia não é minha formação.

      Em relação à conservação, manutenção, manuseio e restauração, fique a vontade para ver no site meus vídeos e posts sobre o assunto.
      Boa sorte com o projeto. O Brasil precisa de mais gibitecas.

  40. Rosangela

    Olá,

    Adorei o site, dicas perfeitas para eu organizar o quarto do meu sobrinho que está uma bagunça com o mangas quase caindo do guarda roupas.

    Obrigada e Parabéns,

    Rosangela

    1. Matheus Vale

      Obrigado você pela apreciação, Rosangela!

  41. Fabio Rodrigues

    Cara, parabens pelo site.
    Estou começando a colecionar agora. No meu caso são mangás. Não gosto da idéia de usar sacos plasticos por que já vi em outros sites que há a necessidade de tirá-los de tempos em tempos para respirar e não terei este tempo, além de dificultar nas vezes que quiser ler.
    No meu caso, penso em manter minha coleção sem plasticos em uma estante fechada com prateleiras de vidro, lugar em que guardo alguns livros também. Devo tomar mais algum cuidado, tipo anti-mofo ou anti-traça ou a limpeza normal desta estante já garante a proteção? Mesmo nesta estante, você me aconselha a usar os plasticos?

    1. Matheus Vale

      Oi Fabio.

      Se você puder arcar com a despesa, sempre mantenha um anti-mofo no seu armário. Se não puder, não tem problema, apenas deixe o armário livre de umidade. Eu também não acho que saquinhos individuais são obrigatórios, mas não recrimino quem quer usar. Só não acho necessário lacrar os sacos, como alguns colecionadores querem fazer.

      Abraços!

  42. Rafael

    Opa e aí?
    Muito bom o post e o site, nao conhecia.

    Uma duvida que eu tenho e talvez vc ou alguem ja tenha levantado.
    É possivel armazenar as Hqs nao brochuradas de uma forma que valorizem elas?
    Por exemplo, a brochura sempre tem aquela lateral com um arte que quando vc expoe em uma prateleira ela chama a atenção, as nao brochuradas nao.

    Outra coisa, eu fico com dó de deixá-las todas dentro de um armario e nao poder sempre estar vendo as lindas ( na maioria das vezes ) artes das capas. Já pensou sobre isso? Sabe alguma opção que valorize essa parte das Hqs?

    Vlw

    1. Matheus Vale

      Oi Rafael, valeu pela visita.

      Olha, as HQs não brochuradas (também conhecidas como “canoas”) São notoriamente difíceis de se deixar em pé, e justamente por isso são as piores para ficar em estantes. Existem algumas opções, como por exemplo, caixas personalizadas como as feitas pelo HQ Box (http://www.hq-box.blogspot.com.br/) ou você pode comprar alguns suportes de livros simples como estes (http://www.kalunga.com.br/prod/suporte-p-livros-cds-e-dvds-bibliocanto-preto-291-acrimet/766539?menuID=33) ou até mesmo porta-revistas (http://www.kalunga.com.br/prod/porta-revista-dellocolor-fume-dello/632828). Todos eles tem alguma desvantagem, no entanto. As caixas personalizadas são dispendiosas para quem tem coleção grande, os suportes de livro ainda amassam um pouco as revistas que ficam nas extremidades e os porta-revistas são maiores que os formato americano.

      Em relação a deixar as HQs expostas fora do armário de frente, como se fossem quadros (acho que é isso que você quer fazer), só consultando um decorador de interiores. A ideia é boa, eu só nunca quis fazer isso com as minhas.

      Abraços.

      1. Rafael

        Das três sugestões a dos suportes parece a que oferece os maiores problemas em relação a estrutura das HQs, o porta revistas é interessante, porém seria custoso demais. A opção das caixas personalizadas é tentadora mas cai no mesmo problema dos porta revistas.

        Estive pensando no lance da encadernação por brochura depois que vi sobre isso em um site. A coleção fica com uma cara bem séria devido as opções de capas para o encadernamento.
        Você tem alguma experiencia quanto a esse processo? A ideia seria agrupar alguns exemplares de mensais em um volume.
        Mais ou menos assim: http://pipocaenanquim.com.br/livros-2/encadernacao-particular/

        Qual sua opinião a respeito disso?

        Ainda em tempo, seria ótimo poder fazer algo como isso: http://likeanerd.pop.com.br/casa-biblioteca/

        vlw

        1. Matheus Vale

          Eu conheço o processo de encadernação, Rafael. É o mesmo utilizado por várias gibitecas pelo Brasil e pelo mundo e pode ser contratado em qualquer alfarrabista ou você pode fazer você mesmo (existem tutoriais na internet). Eu não faço uso desse processo e nem pretendo fazer porque isso descaracteriza completamente o formato original da edição e é um processo irreversível. Prefiro manter minhas edições no estado de conservação mais próximo possível de como pareciam no exato dia que foram adquiridas.

  43. Jaqueline

    Olha eu sou uma colecionadora de gibi desde criança, possuo gibis bem antigos que não possuem valores financeiros, mais para mim valem muito, gostaria de saber se posso colocar embalagens sílica gel para não ter umidade nos quadrinhos só que não sei se isso ira danificar meus gibis. Obrigada pela explicação no site, espero que me responda, desde já agradeço.

    1. Matheus Vale

      Você pode deixar os saquinhos de sílica próximos às HQs, dentro dos armários ou caixas nas quais elas estão armazenadas. Não acho uma boa ideia deixá-los diretamente em contato com as HQs porque uma hora a sílica vai ficar saturada de umidade e essa umidade pode “vazar” sobre a HQ, manchando-a. Troque os saquinhos sempre que a capacidade deles for saturada.

  44. Ricardo

    Amigo, sou colecionador há mais de 30 anos. Você tem dicas muito interessantes. Porém, não concordo com a forma de organização que você sugere, inclusive sua opinião sobre os sacos plásticos.

    1. Matheus Vale

      E você tem o direito de expressar isso.

  45. Victor

    Olá amigo, ótimo blog, parabéns! Tenho umas perguntas e gostaria da sua opinião. Tenho uma grande coleção de mangás da editora panini e jbc(Naruto,One Piece, Bleach,etc..), gostaria de saber como guarda-las. 1)É mais aconselhável empilhar estas brochuras(acho que são brochuras) ou deixar em uma estante na vertical? Meu medo é que empilhando, os volumes mais abaixos sofram com o peso e entortem ou algo do tipo.2)Deixar os desumidificadores da marca SECAR muito próximo aos mangás pode causar algum dano? 3)Tenho alguns volumes que parecem que as páginas dentro ficam meio tortas e amassadas partindo de dentro para fora, causando uma especie de ondulação,não sei se a palavra empenado se remete a isso, deixando assim difícil de abrir os mangás e se não tomar cuidado podendo cair a capa. Por quê isso ocorre? Como evitar? Desde já obrigado pela atenção. Abraços.

    1. Matheus Vale

      Olá Victor, obrigado pela apreciação. Vamos às suas perguntas:
      1) Mangás são grossos os suficientes para ficar na na vertical na estante, então não tem problema deixá-los empilhados ou em pé, tanto faz. A não ser no caso do problema com a cola, que eu vou explicar mais abaixo.
      2) Desumidificadores elétricos costumam emitir calor quando em funcionamento, então o maior perigo de deixar ligado muito próximo de papel é o perigo de incêndio. Sempre deixe um espaço livre ao redor do desumidificador para ele dispersar esse calor. Veja as instruções do aparelho.
      3) Esse problema da cola é bastante comum. Existem muitos tipos de cola usadas em encadernação, mas para os mangás vendidos no Brasil usa-se principalmente dois tipos: A cola de PVA e a cola de carpinteiro. Se você pegar um mangá e examinar ele por cima, bem na quina onde as páginas se juntam com a capa, você geralmente consegue determinar qual cola foi usada. Se for branca leitosa, a cola usada é de PVA, e se for um amarelado transparente ou âmbar, é cola de carpinteiro. Ambas apresentam vantagens e desvantagens, mas a cola de carpinteiro é mais elástica e sensível ao ambiente, então ela costuma “encolher” a medida que envelhece, e é isso que provoca essa ondulação que você descreveu. Neste caso é melhor realmente deixar os mangás com este tipo de cola empilhados e com bastante peso, pois isso diminui o “encolhimento” da cola, mas não há muito o que fazer além disso. A Conrad e a JBC usavam muito esta cola. Já a Panini usa mais a cola de PVA, e a tendência é que esta última substitua a cola de carpinteiro.

      Espero ter ajudado você.
      Abraços!

      1. Victor

        Obrigado pelas respostas Matheus!!! Só pra tirar teima então: se eu empilhar meus mangás então não irá ter problema dos que ficam mais embaixo acabar ficando danificado de alguma maneira por causa do peso(tinta de uma página gravar em outra,etc..)? Pois acho que pra mim empilhar eles ficaria mais bem distribuido e fácil de guardar. Realmente muito obrigado pela atenção!Abraços e continue postando mais materiais quando puder!

        1. Matheus Vale

          Exato, Victor. A tinta dos seus mangás não vai manchar a página oposta somente por causa do peso. Às vezes acontece do mangá já vir da fábrica com leves “fantasmas” de tinta porque os volumes são fechados com a tinta ainda nova, mas isso é raro. Só quando o papel ou a tinta são realmente de muito má qualidade, e mesmo assim são quase imperceptíveis.

          Abraços.

  46. Guilherme

    Olá Matheus, primeiramente boa tarde e parabéns pelo site !
    Poderia me ajudar estou desesperado, tenho vários HQs encadernados e alguns deles estão ficando com as páginas onduladas e os deixa deitados(horizontalmente) o que pode estar causando essa ondulação ? Eu comprei uns 2 pela Panini e uma semana depois já estavam ondulados. Tenho um guarda roupa no meu quarto mas fico receoso de coloca-los nele pois tenho ar condicionado no quarto li em um artigo que variações de temperatura podem fazer mal ao gibi, recomenda que os coloque na parte mais alta do guarda roupa? Por favor me ajude, abraços.

    1. Matheus Vale

      Oi Guilherme!

      Seguinte: A pergunta do VICTOR (no comentário logo acima do seu) é bem parecida com a sua. Dá uma olhada lá e vê se as mesmas dicas que dei à ele não podem solucionar as suas dúvidas também.

      Abraços.

  47. Joao

    Hey hq-man, como vc organiza sua coleçao por editora(exemplo dc, marvel, salvat, image…) ou em ordem alfabetica?da uma ajuda ae
    Boa materia man

    1. Matheus Vale

      Eu tento organizar minha coleção por Editora > Título > Número. Por questões de (falta de) espaço, eu reorganizo minhas caixas completamente pelo menos uma vez por ano. Algum dia, quando tiver mais espaço/paciência/tempo/conhecimento, eu pretendo organizar de maneira mais sistemática, como numa biblioteca de verdade, com código bibliográfico e o diabo.

      1. Joao

        Valeu cara! Responde mais essa aqui.
        Organizar tudo empilhado ou lado a lado?

        1. Matheus Vale

          Isso depende. Brochuras podem ser empilhadas ou em pé. Canoas, em pé, só se você usar porta-revistas ou porta-livro, senão, melhor empilhar.

  48. Luiz

    Ola amigo, Coleciono mangás e decidi começar a quardar eles em sacos individuais. Decidi usar os sacos porque alguns dos meus volumes começaram a amarelar devido ao armazenamento incorreto(guardava eles dentro do armario). Gostaria de saber se tem problema ficar “ar” dentro dos saquinhos que guardo os mangás. Alguns volumes são menores que outros(versão pocket) então acaba sobrando espaço dentro dos saquinhos. Desde já obrigado.

    1. Matheus Vale

      Isso é uma pergunta bastante frequente, mas eu preciso dar à você a mesma má notícia: O amarelamento do papel é provocado mais pela acidez do próprio papel do que pela ação de microrganismos. Papeis de má qualidade (e papel-jornal de mangá é um dos de pior qualidade) oxidam com o tempo porque a acidez da polpa deteriora as fibras. Papeis de alta qualidade (archival acid-free) oxidam numa velocidade muito menor, mas em centenas de anos até eles podem amarelar. Microrganismos podem se alojar no papel e deixar ela AINDA MAIS amarelo ainda mais rápido, mas o processo é inevitável. Guardar suas HQs em sacos e em local limpo e escuro retarda, mas não impede, o processo.

  49. Luiz

    Quer dizer que o “ar” preso dentro do saco não irá ajudar a amarelar o mangá certo? Obrigado pelas dicas e continue com ótimo trabalho que você tem feito com o site.

  50. Mike

    Guardo meus mangás em saquinhos individuais, parte enfileirada e parte empilhada… muito em breve estarei comprando uma fita seladora que aparentemente é perfeita para isto, chama-se fita mágica, ela é totalmente transparente e fixa sem grudar muito evitando problemas na remoção. Vou terminar de gastar o meu estoque de saquinhos e ano que vem faço uma troca geral de todos os volumes por um novo saco de maior gramatura.
    Welll, gostaria mesmo é de ter aquelas prateleiras de aço para colocar meu livros e mangás, usaria uma capa/lona para protege-los do sol e desunificador.

  51. Ivana

    Gostaria de saber se quadrinhos de capa cartonada podem ficar dentro de saquinhos plásticos porque vi em um site que com o tempo, a capa cartonada vai perdendo a coloração e aderindo ao plástico. Isso é verdade?

    1. Matheus Vale

      Eu não sei se essa informação procede, Ivana. Eu tenho alguns quadrinhos cartonados guardados em saquinhos próprios há anos e eles estão muito bem. No meu conhecimento, para as cores da capa se perderem, as HQs tem que ficar expostas à luz solar, e a umidade acumulada com o tempo pode fazer as capas grudarem. Mas nenhuma dessas duas coisas depende do saco.

  52. Lucas Albhed

    Olá Matheus, ótima matéria. Parabéns mesmo!
    Me ajudou bastante, no entanto algumas dúvidas persistem, principalmente sobre os plásticos para guardar as coleções. Acredito q sejam umas das dúvidas mais frequentes hahaha.

    As dúvidas estão numeradas para facilitar as respostas.
    Primeiramente gostaria de passar a informação de que tenho somente mangás da panini (Naruto e Dragon Ball)

    Pois então, eu comprei esses saquinhos:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/480x643q90/538/jWnG8n.jpg

    Pretendo colocar cada mangá dentro de um saquinho.

    A dúvida começa no topo: em POLIETILENO

    1.1 – Qual as diferenças entre polietileno e polipropileno e qual devo usar?
    1.2 – Quais o risco que o plastico que eu não devo usar pode trazer?

    Acredito que esses não sejam plásticos com ph neutro, pois não existe essa informação na embalagem.

    2.1 – Sabe me dizer se esses plásticos da foto são de ph neutro?
    2.2 – Quais os riscos que os plásticos que não são de ph neutro podem trazer aos mangás?
    2.3 – Acha necessário que eu troque os plásticos na loja (Kalunga)? Na verdade nem sei se eu conseguiria achar esse tipo de plástico (ph neutro).
    2.4 – E caso eu não troque, devo ter alguns cuidados especiais?

    Agora dúvidas sobre o armazenamento.

    Eu armazeno nessa caixa de plástico (comprada também na Kalunga):
    https://imagizer.imageshack.us/v2/480x643q90/901/1T3W2I.jpg

    Dentro ficam algumas caixinhas com cartas de Yu-Gi-Oh!, e a caixa de plástico fica de baixo da cama, ou seja, a luz solar que ela recebe é quase nula. Somente os mangás da frente que recebem pouquíssima luz solar, e mesmo assim não de maneira direta.

    3 – Minha dúvida é justamente se estou armazenando de maneira correta. É muito mais comodo pra mim desta forma. Então, preciso mudar algo, ou dessa forma está correta para conserva-los bem?

    Última dúvida é sobre a forma que eu guardo. Os mangas ficam empilhados:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/480x643q90/537/pIT2Al.jpg

    4 – Eu só queria confirmar se esse tipo de mangá pode ficar empilhado, pois não tenho estrutura para guardar enfileirados.

    Então é isso, são essas 4 dúvidas principais, cada uma com sua(s) pergunta(s).
    Peço desculpas se exagerei um pouco, mas é que eu gosto de ter certeza absoluta.
    Mais uma vez muito obrigado pelo site e pela atenção! Abraço!!

    1. Matheus Vale

      Uau, Lucas, quantas dúvidas. Vamos ver o que posso fazer por você.

      1.1 – Para o propósito que você quer, não há diferença notável entre polietileno e polipropileno, a não ser o preço (Polipropileno é mais caro)
      1.2 – Plásticos que não tem PH neutro ou que não são quimicamente inertes podem acelerar o processo de amarelamento natural do papel. Mas tanto o polietileno quanto o polipropileno são quimicamente inertes.

      2.1 – Eu não tenho como dizer se esses plásticos da foto tem PH neutro só olhando a foto, ainda mais se a própria embalagem não traz a info. Mas como disse acima, polietileno é quimicamente inerte.
      2.2 – Novamente, isso pode acelerar o amarelamento natural do papel.
      2.3 e 2.4 – Não acho que você deva trocar esses sacos porque eles provavelmente são apropriados para arquivos, mas eu estou vendo que eles são para fichários. Eles tem aqueles furos para passar os aros. Como nunca conheci ninguém que guarda HQs em fichários, eu realmente não sei porque alguém iria querer usar esses sacos.

      3 – Eu não vejo problemas na forma como você está usando as caixas. Só continue mantendo longe do Sol, umidade e insetos.

      4 – Não tem problema nenhum mangás ficarem empilhados. No caso daqueles mangás encadernados com cola plástica transparente, que costumam ficar “ondulados”, deixá-los empilhados até ajuda a diminuir as ondulações.

      Espero ter ajudado, Lucas. Um abraço.

      1. Lucas Albhed

        Obrigado pelas respostas, Matheus.

        Quanto aos plásticos com furos, é porque na loja eles são de polietileno, e como você mesmo mencionou, são mais baratos.

        Os que não tinham furos eram de polipropileno, eram mais caros. Os furos nesse caso não fazem diferença.

        Abraços!

      2. Lucas Albhed

        Matheus, tava relendo uns mangás, quando passo de página e me deparo com isso:

        https://goo.gl/SKB94m

        Como pode ver na imagem, a página ta quase toda solta. Outras páginas perto dessa também estao começando a se soltar, só um pouco. Essas não estão mais presas na lombada eu acho. Acho que estao presas umas às outras, e por isso estao soltando completamente.

        Tem como salvar? To desesperado hahahaha.

        Obrigado!

        1. Matheus Vale

          Tem como salvar. Você vai precisar de cola branca e um aplicador de ponta fina, tipo esse (dá para achar em lojas de artesanato de madeira) ou uma caneta de cola tipo essa ,
          e aí depois você só vai ter que passar a cola com bastante cuidado no sulco das páginas que estão descolando. Não lambuze demais.

          Abraços.

          1. Lucas Albhed

            Obrigado pela ajuda, Matheus!!!

      3. Riki

        Matheus, eu usava esses sacos de pasta catálogo + durex pra encapar minhas revistas de Spawn, Formatinhos do Homem-aranha e do X-men e mangás hehehe
        Sobre o durex, sim, não é infalível, pois com o passar do tempo, o grude ele foi se esparramando pro lado, e isso deu uma sujada nas páginas da frente e de trás da revistas que usaavam o Pisa-brite, ou seja, o do formatinho(e o papel recente da Panini).
        Cada plástico desse dava pra encapar duas revistas. Tenho elas até hoje. As do Spawn estão perfeitas, parece que foram compradas ontem mesmo. Eu comecei a me arrepender de ter feito isso, mas hoje eu percebi que foi uma boa, pois se suja, eu posso passar um paninho úmido, e elas ficaram protegidas todos esses anos de terem sujado. Além das revistas do Spawn, meus mangás do Dragon Ball estão impecáveis(a não ser a edição 1, que deu uma merdinha…).
        Falando nessas pastas catálogo, se vc tem vontade de comprar revistas importadas pra completar materiais que a Abril e a Panini não publicaram, cheguei à conclusão que sai muito mais barato(pelo menos comparando com os preços da Rika) comprar uma dessas pastas com 10/50/100 folhas e colocar as revistas dentro, do que comprar os plastiquinhos. Também pode ser uma boa pra quem não costuma comprar séries regulares, mas apenas minisséries, one-shots e etc. Assim tem como colocar na vertical, em uma estante. É claro que não tem como tacar uma porrada de revistas lá dentro, né, por isso que eu disse anteriormente sobre as revistas importadas, pois elas são menores, não são esses mixes aqui do Brasil, cheia de páginas. E se o cara não costuma comprar séries regulares, quer dizer que vai aguentar bem as pontas com essas pastinhas. E pra quem costuma comprar séries regulares, pode retirar os plásticos restantes e guardar as revistas das caixas ou sabe-se lá onde ele guardar.
        Mas concordo com vc, Matheus, é uma merda guardar em sacos, pois sempre quando vc for dar a folheada de rotina, a de 3 meses, vai dar muito mais trabalho do que se elas estivessem sem. Fora que são dois trabalhos: tirar e colocar a revistas. Pra quem tem uma coleção pequena, até vai lá, mas coleção grande… putz…
        Vi gente aí dizendo que lacra os plásticos das revistas ou que quer fazer isso, mas na verdade isso não deve ser feito, pois o papel DEVE tomar um ar. O saco plástico é só pra evitar pó e insetos. Quando encapei as revistas, elas não ficam 100% sem ar lá dentro, pois eu usei o durex, então, ainda ficam umas folguinhas do lado.

  53. Ivana

    Quadrinhos de capa dura podem ser guardados em plásticos ou é melhor deixá-los sem os saquinhos?

  54. Victor

    Eu estou querendo ajuda para saber onde comprar sacos plásticos maiores, para postêrs, estou pesquisando e nunca acho.. Se puder me dar informaçã ode alguns locais agradeço.

    1. Matheus Vale

      Olha, Victor, eu não tenho conhecimento de sacos deste tamanho que você procura disponíveis ao público. Até onde sei, suas melhores opções são 1) Plastificar seus pôsteres ou 2) Mandar emoldurá-los, o que é mais comum.

      Um abraço.

  55. Pedro

    Por acaso existe alguma forma de recuperar revistas empenadas?

    1. Matheus Vale

      Oi Pedro.

      A melhor forma de arrumar revistas empenadas é conseguir duas placas de madeira bem planas e lisas (MDF forrado também serve). Então você vai fazer um “sanduíche” com essas placas e a revista, com as seguintes camadas: Placa de madeira, um pano seco e macio, sua revista, outro pano seco e macio por cima, outra placa de madeira, e pesos. Pode usar halteres, ou outros livros grandes, qualquer coisa que pressiona a placa para baixo. Deixe assim por uma ou duas semanas e sua revista vai desamassar consideravelmente.

  56. Xande

    Olá Matheus! Estou fazendo a famosa migração do armário para a estante, porém ainda não comprei uma…penso em fazer uma estante suspensa de madeira com portas laterais de vidro. O que vc acha?
    Vejo que a maioria dos colecionadores possuem apenas uma estante (na vertical, estilo armário) geralmente aberta, por isso não sei se é melhor fechar (com a porta de vidro) ou deixar aberto, com a porta imagino que vai proteger da poeira, correto? Mas tenho medo de no interior ficar com uma temperatura alta pois não irá ter circulação de ar.

    Outra dúvida, que a Ivana mencionou logo acima, é que se os encadernados de capa dura necessitam serem colocados em plásticos? Minha coleção é apenas de Capa Dura por isso a importância dessa questão hehe

    Aguardo o seu parecer para assim comprar uma estante e enfim me tornar um colecionador decente 😀
    Parabéns pelo trabalho e obrigado pela ajuda que vc vem oferecendo a todos \o/

    1. Matheus Vale

      Oi Xande! Obrigado pela apreciação!

      Olha só, vale a pena investir em estantes com porta SE a sua coleção ficar em qualquer lugar que haja incidência direta de raios de sol. O sol é um tremendo inimigo porque com o tempo ele desbota as cores das HQs. Se em qualquer momento, no local onde você vai colocar as estantes, incidir raios de sol, é melhor que elas tenham porta. E sem vidro, pra bloquear de vez mesmo.

      Não se preocupe tanto com a temperatura elevada demais ou baixa demais (não sei em que parte do país você mora), é melhor se preocupar antes de mais nada com a umidade. Invista em antimofos descartáveis ou desumidificadores elétricos, se sua coleção ficar em locais de alta umidade.

      Eu particularmente não coloco minhas HQs de capa dura em plásticos, elas são bem resistentes. Só abro exceções quando é alguma edição autografada.

      Um abraço!

  57. Rayane

    Muito obrigada mais pra mim não serviu de nada… O texto e muito grandeeeeeeeeeeeeeeeeee

    1. Matheus Vale

      Então assista em vídeo: http://quadrinhossauro.com/?p=946
      🙂

  58. João

    Apesar de eu só estar vendo esse post em 2016 queria te parabenizar não só pelo post mais sim pelo blog, show de maisss. Cara minha praia é outra, mas creio que como colecionador vc pode me dar uma dica com algo que esta me dando muita dor de cabeça, coleciono álbuns de figurinhas de futebol e tenho alguns de quase 20 anos atras, e sou meio chato em relação a isso deixar eles sempre bem conservados, sem amaçar minha coleção esta sempre bem cuidada, porém de um tempo pra ca reparei que os meus albuns mais antigos os grampos deles começaram a enferrujar (moro em cidade de litoral pffff) o que eu faço?? Retiro os grampos e conservo sem? Um amigo me disse que existem grampos de inox pra vender, se eu fosse substituir eles como eu faria pra grampear de novo? Grande abraço!!!

    1. Matheus Vale

      Oi João, valeu pela força!

      Sim, hoje em dia a maioria dos grampos à venda são feitos de material inoxidável, então é possível trocar seus grampos enferrujados antigos por estes mais novos, sempre com muito cuidado.
      Outra opção muito usada é trocar os grampos antigos por uma encadernação costurada, desse jeito , mas isso requer habilidade. Existem vários tutoriais na internet para esse processo.

      Um abraço!

  59. Leandro

    Oi, tudo bem?
    Adorei seu post, coleciono faz um tempo e já usava o saco plástico, mas não tinha pensado nas caixas de papelão!

    Mas recentemente estou tendo um problema bem irritante: As páginas das minhas HQ estão grudando!

    A enorme maioria eu desgrudo sem problemas, mas já aconteceu de algumas HQ(capa dura!) acabarem se danificando. Gostaria de saber se você tem alguma dica para evitar isso.

    Ah, moro em Santos(na Baixada), por isso é bem úmido aqui. Não sei se é isso que faz as páginas grudarem.

    Abração!

    1. Matheus Vale

      Oi Leandro.

      Então, a umidade realmente pode fazer as páginas das HQs grudarem. sempre deixe perto das suas HQs um desumidificador de ar, pode ser elétrico ou descartável. Os elétricos se acham facilmente em lojas de material de escritório, e os descartáveis em qualquer supermercado.

      Um abraço!

  60. Natália

    Muito bom o post, o blog todo!!!
    Me surgiu uma dúvida. Caixas de mdf são boas para guardar minhas HQs encadernadas??

    1. Matheus Vale

      Eu nunca usei caixas de MDF pois acho o custo delas elevado, mas acho que não tem problemas. Só mantenha elas longe de umidade e sempre vigie para evitar cupins e formigas, que gostam de fazer ninhos em madeira.

  61. Pedro

    Eae cara, curti mto o seu video sobre guardar as hqs em caixas e tal, mas tipo assim; eu tenho umas hqs no tipo canoa, e eu queria sabe se da alguma coisa tipo fica empenada se deixar elas na vertical

    1. Matheus Vale

      Oi Pedro.

      Sim, “canoas” tem a tendência de empenar se deixadas de pé sem anteparos adequados para mantê-las nessa posição. Se você quer deixa-las assim, use porta-revistas ou aparadores de livros.

  62. Joseph

    Olá. Eu comecei a me interessar por HQs recentemente e comprei dois encadernados do Batman (O Cavaleiro das Trevas e O Filho do Demônio). Depois de mais ou menos um mês ambos ficaram com as páginas cheias de ondulações e a capa da “O Filho do Demônio” até ficou arqueada. O que eu posso fazer para consertar isso? E como eu posso evitar que isso aconteça com as minhas próximas aquisições? Abraços.

    1. Matheus Vale

      Então, Joseph, eu sempre digo que o excesso de umidade é um dos piores inimigos das HQs, mas o inverso também é verdade: O ar seco em excesso faz as páginas empenarem. O tipo de cola na encadernação também pode influenciar. O melhor a fazer comprimir a HQ durante algum tempo (uma semana mais ou menos) deitada, numa superfície plana com uma pilha de livros, por exemplo.

  63. Carlos

    Muito bacana o site de modo geral e esse post em particular, já me tirou um bocado de dúvida!
    Mas resta uma pra minha coleção nascente
    Comecei agora, com as edições Black do Death Note (mangá) e algumas Graphic novels/oneshots da DC (tenho, por enquanto Killing Joke, Triniyy e os 12 volumes de Sandman). Meu galho é que os Sandmans e a Trinity tão ficando todas “onduladas” na parte de cima, tipo de tivessem ficado molhadas :/ eu to guardando todas em uma estante (não pega sol direto nelas, no máximo uns trinta centímetros abaixo na parede por uma meia hora), na vertical uma do lado da outra.
    O que posso fazer pra “corrigir” esse ondulamento/evitar que ele aconteça?
    Independente dele, acha que ensacar é uma boa?
    Valeu!

  64. Filipe Gomes de Andrade

    Ótimo post
    Estou começando a minha coleção agora 🙂

  65. EDUARDO MIRANDA SOUTO

    ola , bom dia

    parabéns pelo post

    sabe me dizer se capa dura muito tempo dentro do saquinho estraga ?

    1. Matheus Vale

      Obrigado.

      Até onde pude observar, não tem porque estragar.

  66. Heitor

    Ótimas dicas! Tenho uma dúvida a respeito de quadrinhos em capa dura com grande número de páginas pesadas. Seria mais adequado guardar esses exemplares na horizontal, ou na vertical não teria problemas https://i4.imgpile.com/i/lfvow.jpg
    Notei que no primeiro volume da coleção sandman da panini está ocorrendo isso https://i.imgpile.com/i/lfvow.jpg você poderia me dizer se isso irá se agravar caso eu continue deixando eles na vertical ou se o problema ficará nesse ponto. Grato.

    1. Matheus Vale

      Heitor, eu não consigo abrir as imagens que você adicionou, então não sei qual é o “problema” que você quer mostrar. Se você puder descrever pra mim seria melhor.

      Abraços.

      1. Heitor

        Opa, desculpe pelo ocorrido. O que está acontecendo é que os volumes de Sandman edição definitiva da panini que têm capa dura estão com as páginas desprendendo um pouco da lombada (segurando o livro na vertical as páginas pendem para o lado oposto à lombada). Não sei se estou explicando direito, mas é isso que está ocorrendo e as dúvidas estão no comentário anterior. Obrigado pela atenção!

  67. Edilson Negreiros de Lemos

    Olá.
    Usar bolinhas de naftalina para proteger das traças é recomendado?
    Obrigado

    1. Matheus Vale

      Para traças e outros insetos, sim. Mas não recomendado deixar a naftalina em contato direto com as revistas. Deixe as bolinhas onde as revistas não encostem nelas.

  68. Kalth

    Matheus, sabe qual material os americanos usam dentro do saquinho das mensais que parece que deixa duro/firme pra não amassar? Parece que revista + saquinho + um papelão, mas não exatamente, é mais fino e duro.

    1. Matheus Vale

      Oi Kalth.
      Os americanos chamam essas coisas de “comic boards” ou “extenders” e geralmente são feitas de papel-cartão grosso com um lado, ou os dois lados, tratados com carbonato de cálcio para manter o PH neutro e também evitar mofo e etc. Obviamente, esses tipos específicos não são fabricados no Brasil e é preciso importar, ou improvisar com substitutos nacionais. Se você optar pela improvisar, procure saber se o papel-cartão tem PH neutro e se um dos lados dele é mais liso e brilhante (tipo couché) que o outro lado. É esse lado liso que precisa ficar encostado na revista.
      Abraços.

  69. Gean Nascimento

    Estou usando caixas de arquivo morto, monto com a parte impressa pra dentro. As formatinho ficam empilhadas, e as maiores ficam na vertical. Na tampa, coloco uma impressão com alguma capa mais relevante e a lista de revistas que estão na caixa. Além disso procuro organizar as coleções por editora e coloco um logo grande pra identificar. É simples e barato, dá algum trabalho, mas acho que vale a pena. As caixas ficam em uma prateleira, organizadas verticalmente uma ao lado da outra, assim a tampa fica virada pra frente e posso verificar o conteúdo de cada uma só de olhar na lista. Só não dá pra empilhar as caixas.
    Ah, as revistas estão ensacadas dentro das caixas.

    Valeu?! Sucesso!

  70. rafael

    o que vc acha eu colocar as minhas revista salvat em saco Polipropileno

    1. Matheus Vale

      Manda ver

  71. André Luiz

    O ar condicionada pode estragar os mangás?

    1. Matheus Vale

      Um ambiente com temperatura e umidade controlados são os melhores ambientes para conservar livros e revistas, e uma sala condicionada proporciona um melhor controle de ambos. Então não, ar condicionado não estraga seus mangás, muito pelo contrário.

  72. Diego

    Ótimo texto. Hoje tenho cerca de 2600 quadrinhos e sofro com catalogação, uso o guia dos quadrinhos mas tenho receio de um dia sair do ar toda aquela coleção sumir… já usei o gcstar e atualmente uso o app Collector Comics porém deixam a desejar! Você usa algum programa ou app para catalogar tua coleção?

    1. Matheus Vale

      Eu também uso o Collector mas nem 10% da minha coleção está catalogado porque o app é muito bom para HQ importada mas péssimo para as nacionais. Estou esperando que o app Comic Lovers entre logo no ar pois ele promete ser um ótimo competidor do Guia.

  1. Minha Estante #43 - Matheus HQ Man | Pipoca e Nanquim

    […] Eu fiz um post detalhado sobre isso no Quadrinhossauro, logo quando criei o site, que vocês podem ler clicando aqui (jabá-á-á-á-á) […]

  2. SOQ! – Onde Guardar suas HQs | ╠ GeekTrooper ╣

    […] O HQ-Man retorna com mais um Serviço de Orientação Quadrinhística, com um dos assuntos que mais gosta: Como, e onde, guardar bem sua coleção para que ela fique sempre bem conservada. Matéria original do blog aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *