«

»

A nova logomarca da DC Comics? [Update]

Um boato rolando alguns meses atrás na internet e na indústria de quadrinhos apontava que a DC Comics estaria bolando uma reformulação de sua logomarca, a apenas sete anos da última (e ligeiramente polêmica) atualização. Ontem, o The Beat confirmou que SIM, a Warner Brothers, proprietária da DC Comics, requeriu no Departamento de Marcas e Patentes Americano o pedido para as marcas a serem aplicadas ou da divisão "DC Comics" ou "DC Enterteinment.

Com vocês, a nova logomarca:

Pelo design, dá para perceber que o "D" foi criado para parecer uma página virando. A logomarca foi registrada em preto-e-branco, portanto, essa não é a versão final dela e não dá para garantir que cores ela terá, ou se terá várias cores.

Certamente faz parte da estratégia de renovação total da editora, não apenas na divisão de quadrinhos para companhar o seu reboot/relaunch, mas também uma tentativa de criar uma identidade mais forte em todas as mídias e produtos…

EU ODIEI.

Eu já achava uma perda de tempo e esforço foda terem trocado o tradicional logo "Bullet" criado pelo Milton Glazer por aquele "Orbital" de 2005, mas pelo menos não foi uma mudança tão brusca e deu para aceitar.

Esse logo aí? Não sei de quem é.

 

[UPDATE] O site The Beat revelou as versões finais do novo logo da DC Comics, e na realidade, não será UMA versão final, mas VÁRIAS, adaptadas de acordo com a necessidade, publicação e personagem, de acordo com John Rood and Amit Desai, Vice-presidentes de marketing e franchising da editora. Segundo eles, este logo foi escolhido porque "pode ser animado e pode inclusive fazer sons", o que definitivamente é importante numa cultura de HQs lentamente, mas inegavelmente, migrando da mídia do papel para o digital.

Quase sem surpresa, um iPhone foi usado para demonstrar como o logo deve ficar nas mídias digitais:

O logo começará a aparecer nos produtos da editora a partir de março de 2012.

(Continuo achando feio pacas.. E porque o outro não poderia ser animado e ter sons? Isso é falta de criatividade..)

Sobre o autor

Matheus Vale

Matheus Vale, o "HQ-Man", é quadrinhologista, arqueocomicólogo e teórico da Nona Arte, e dedica um tempo absurdo com essas bobagens, porque ama todos esses universos.

2 comentários

  1. gabriel

    gente, só não se esqueçam que a palavra "logomarca" não existe! É invenção de publicitário metido a designer! http://pt.wikipedia.org/wiki/Logotipo

    1. Matheus Vale

      Hmmm… O próprio artigo que você mandou diz que não há consenso nem precisão sobre o uso, mas ela consta no dicionário, mas alguns (não todos) os designers veem como inadequado. Se isso não está escrito em pedra, que diferença faz usar ou não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *