«

»

HQ Sem Roteiro – O Horror, O HORROR!

HQ-Man mostra para vocês algumas ótimas publicações de quadrinhos de horror e sobrenatural que estão nas bancas e comic-shops este ano!

Comentados:
-Batman Especial: Cavaleiro das Trevas
-Hellboy: A Noiva do demônio
-Lúcifer: O Diabo à Porta
-Creepy, Vol. 1
-Neonomicon

 

Sobre o autor

Matheus Vale

Matheus Vale, o “HQ-Man”, é quadrinhologista, arqueocomicólogo e teórico da Nona Arte, e dedica um tempo absurdo com essas bobagens, porque ama todos esses universos.

25 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. caio

    E o HQ especial do Spawn Herança maldita é uma boa pra comprar?

    1. Matheus Vale

      Faz muitos anos que não leio Spawn.

  2. Tiago Lima

    Novamente cara, parabens pelos videos, 
     
    abração.

  3. Adriano do Amaral

    exelente video , os novos 52 vale o investimento pois comprei a maioria dos numeros 1 alguns são até interessantes, mas já a partir do segundo já cai muito a qualidades das histórias ai acabo ficando com um mix onde acabo lendo só uma historia, ou devo continuar só investindo nos encadernados q embora sejam mais caros vc tem certeza de q é um bom material
     
     

  4. Alberto Júnior

    Eu nunca li Hellboy, mas depois de ver os filmes e conversa com alguns amigos decidi começa a ler,mas surgiu a duvida por onde começar? Tenho que começa por um arco especifico ou não? Comprei a Edição histórica Hellboy vol.5 é uma boa leitura?     

    1. Matheus Vale

      Comece pelo começo: Hellboy Edição histórica Vol. 01. De todos os encadernados do Hellboy, vc começou pelo pior, a que tem os crossovers com personagens de outras editoras.

  5. Adriano do Amaral

    Quais dicas de hqs para priorizar na comixfest ?
     

    1. Matheus Vale

      As melhores promoções e/ou coleções completas. Lançamentos vc pode achar depois mais barato.

  6. Lucas

    Não sei se aqui é o lugar mais apropiado pra perguntar, mas la vai. Eu comprei uma hq a uns dois meses, Crise nas Infinitas Terras da Panini, pelo ML, e a bendita, veio com um baita cheiro de mofo, com o envolope um pouco rasgado, entao imaginei que o mofo veio do transporte, então, eu fiz primeira burrada, puz no sol pra tentar tirar o mofo, ai eu lembrei que isso estraga a hq, entao, oque eu fiz, foi deixar ela longe das outras hqs por dois meses, e até agora o cheiro do mofo não saiu, queria saber se é perigoso o cheiro passar pras outras revistas, se é possivel ela ainda estar com mofo, ou apenas cheiro? Oque fazer? Jogar fora e comprar outra? Vlw…

    1. Matheus Vale

      Bem complicado isso aí, Lucas. Em primeiro lugar, papel, quando envelhece, realmente tem um cheiro bem característico não por causa do mofo, mas pelo próprio envelhecimento das fibras. Em segundo, mofo em papel, uma vez que aparece é quase impossível tirar sem destruir a revista. O melhor que você pode fazer é pegar um pano macio e seco e COM MUITO CUIDADO retirar o excesso das capas/páginas e depois acondicionar em local livre de umidade.

      Se você achar que o local onde você guarda suas HQs é muito úmido, coloque desumidificadores descartáveis ou caseiros perto e troque com frequencia.

      Existem técnicas de conservação e restauração avançadas de livros, mas isso é coisa de museu e profissionais altamente técnicos. A não ser que vc seja registrado no IPHAN é melhor nem tentar…

       

       

  7. Lara

    Ola HQman, eu tenho uma duvida, com essa calorzão que esta fazendo nestes dias todos, algum cuidado maior deve ser tomado com as hqs? Tipo, elas soarem e mofarem, é perigoso? É bom passar um "ar" com o ventilador de vez enquando? Ou nada a ver? (Guardo minhas hqs numa parte do guarda roupas mesmo.) Obrigada…

  8. Lara

    Ahh… e outra duvida, caixas de papelao normais de supermercados, são confiaveis de se cologar as hqs? (estou desconfiada de que o meu guarda roupas esta ficando humido, apesar de estar desencostado da parede)

    1. Matheus Vale

      Não é necessário colocar as revistas para “respirarem” nem colocar ventilador em cima delas, Lara, mas se o local onde você as guarda está úmido ou com mofo, você deve limpar o local do mofo e colocar desumidificadores o local, principalmente se você guarda em armários, como você disse.

      Essas caixas de papelão de supermercado são ok…. mas nunca tem do formato adequado.

  9. Lucas Rocha

    Bom dia HQ-Man.
     
    Gostaria de saber contigo se você acha que vale a pena colecionar as revistas mensais da Vertigo que estão saindo aqui com a Panini. Sou um leitor que começou recentemente e estou comprando os novos 52, mas estou em duvida quanto a Vertigo mensal, ainda por cima que acabei de ler que o Constantine vai sair da vertigo e ser integrado completamente no UDC. Fico no aguardo da sua opinião.
    Att,
    Lucas Rocha

    1. Matheus Vale

      Valer a pena, vale muito. A Vertigo tem trazido séries muito boas como ESCALPO, HOMEM DO ESPAÇO e VAMPIRO AMERICANO. O problema é que, para quem vai começar agora, várias séries já estão bem adiantadas. O ideal seria você tentar garimpar a primeira edição de alguma série que você gosta destas que estão sendo publicadas e seguir daí. Eu realmente recomendo ESCALPO ou VAMPIRO AMERICANO.

      HELLBLAZER vai ser cancelada nos EUA na edição 300, mas aqui no Brasil ela tá bem atrasada (212) então vai demorar para parar (ou ser substituída) por aqui.

  10. LordMeleca

    Olá, HQ-Man.

    Recentemente comprei Hellboy Edição Histórica Vol 1. É uma boa leitura? Ainda não li…

    E não estou encontrando Hellboy Edição História Vol 2 para comprar em lugar algum. Posso pular essa edição por enquanto e ler a Vol 3 e 4 tranquilamente, ou a Vol 2 influencia em algo na minha leitura, que provavelmente ficarei perdido?

    Obrigado se puder responder.

    1. Matheus Vale

      Olá Lord… Meleca. Ok…

      Sim, Hellboy é uma das melhores HQs de um dos melhores personagens já feitos e todas suas edições valem a pena, a qualidade tem se mantido consistente desde o começo da publicação (com exceção dos crossovers da Edição Histórica Volume 5, mas isso é porque os roteiros são de outras pessoas e são só jogadas comerciais. Essa você pode pular).

      É melhor você não pular o Volume 2, é continuação direta do Volume 1. Mas você pode ler o Volume 3 tranquilamente porque consiste somente de histórias curtas. Mas o Volume 4 contém um novo arco que se liga com o Volume 1 e 2, então não leia sem ler os Vol. 1 e 2.

      Abraço.

      1. LordMeleca

        Obrigado. Vou procurar esse Volume 2 até no inferno x)

        Uma outra dúvida, mas acho que já sei a resposta: Caçada Selvagem, O Clamor das Trevas, Abe Sapien – Os Afogados, A Capela Moloch, o encadernado A Noiva do Demônio e Outras Histórias e Paragens Exóticas também vale a pena comprar?

        E eles possuem alguma ligação com as Edições Históricas, ou posso ler todos individualmente?

        Obrigado novamente, desculpe o incômodo.

        1. Matheus Vale

          Não é incomodo nenhum. Então, Hellboy sempre vale a pena comprar, mas funciona assim: Alguns encadernados são de histórias soltas, sem ligação com a saga principal, e alguns são da saga principal e precisam ser lidos na ordem. E alguns encadernados misturam as duas coisas. Os que contém APENAS histórias curtas que podem ser lidas sem compromisso são: Ed. Histórica Vol. 3 e Vol. 5, A Feiticeira Troll, A Capela de Moloch, A Noiva do Demônio, Abe Sapien – Os Afogados, e Contos Bizarros Vol. 1 e 2.

          Todos os outros volumes que não são esse acima tem pelo menos uma história que faz parte da cronologia da saga principal.

          Abraços! 🙂

  11. Vincius

    Olá, eu começei a ler Hellboy a pouco tempo, na verdade só tenho a Ed. Histórica Vol.1, se eu começar a ler da número 3(porque está mto dificil encontrar a 2), vai influenciar no entendimento da história?

    1. Matheus Vale

      Não muito, porque a edição 3 é composta toda por histórias curtas e soltas. Tem uma ou outra referência da história da edição 2, mas nada que atrapalhe muito.

  12. LordMeleca

    Olá HQ-Man.

    Encontrei a Edição Histórica Volume 2 para comprar, paguei módicos 40 reais, já li e vou comprar o Volume 3 em breve.

    Porém, durante a leitura do volume dois, são feitas citações a outras histórias que aconteceram antes, e que já foram lançadas aqui no Brasil.

    Existe uma ordem cronológica para a leitura de Hellboy, certo? Qual seria ela?

    Obrigado, Feliz Natal e boas festas!

    1. Matheus Vale

      Volume 1, 2, 3, 4, assim por diante…

      1. LordMeleca

        E as outras edições, tipo A noiva do demônio, possuem algum tipo de guia cronológico, do tipo: esta história de passa entre x e y?

        1. Matheus Vale

          Geralmente, esses contos curtos tem algum tipo de nota de rodapé dizendo isso. Se não tiver nenhuma, em nenhum lugar do conto, pode assumir que ele é totalmente independente.

          Vou te dar uma colher de chá: aqui tem duas listas, uma em ordem de publicação e outra em ordem cronológica de todas as histórias do Hellboy e do BPRD. Fique atento que a maioria, principalmente do BPRD, nunca foi publicada no Brasil.

          http://conquerorwurm.tumblr.com/post/25237186026/hellboy-bprd-reading-order

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *